Regulamento

O BARISTA OPEN é uma competição aberta para baristas individuais.  O regulamento orienta-se pelas normas estabelecidas para competições internacionais, nomeadamente os campeonatos da SCA. Segue um resumo dos aspetos e regras mais importantes.

INSCRIÇÃO

 

A inscrição está aberta a todas/ todos baristas com idade superior aos 18 anos. Inscrições são limitadas. A taxa de inscrição é 150€ por pessoa; valor que inclui café, leite e água durante a competição, estadia e refeições durante o evento. A taxa deve ser paga por transferência bancária. A inscrição considera-se completa após do envio do formulário de inscrição e comprovativo de pagamento.

PROCEDIMENTO DA COMPETIÇÃO

 

Na competição, cada concorrente prepara e apresenta ao júri 4 cafés espresso, 4 bebidas à base de leite e 4 bebidas de assinatura (sem alcool). A competição consiste em 2 rondas: o apuramento e a final.

TEMPO DE PREPARAÇÃO E COMPETIÇÃO

 

Cada concorrente tem 15 minutos para a preparação da estação de trabalho, 15 minutos para a competição/ atuação e 15 minutos para a limpeza da estação de trabalho.

A fiamma disponibiliza aos participantes uma área de treino durante as 4 semanas que antecedem o evento. Por favor, contacta-nos para agendar a tua sessão de treino!

EQUIPAMENTOS

 

A máquina e o moinho são fornecidos pelo BARISTA OPEN. Os parâmetros da máquinas são calibrados e não podem ser alterados. O concorrente pode alterar a calibração do moinho. Cada concorrente pode utilizar 2 itens de material elétrico adicional (ex. batedeira) na sua atuação.

MATERIAIS E INGREDIENTES

 

O BARISTA OPEN e os seus patrocinadores disponibilizam café, leite meio-gordo e água a todos os participantes. Os concorrentes podem utilizar os seus próprios ingredientes (café e leite), sem no entanto, mencionar as marcas dos mesmos, de qualquer forma física ou verbal, durante a sua apresentação e o evento.

Chávenas de café e cappuccino e colheres são disponibilizados pela organização. Cada concorrente pode ainda levar materiais e ingredientes complementares que constam nesta lista.

LOCAL

 

Existe um espaço com 2 estações de competição, e uma sala de preparação com 2 estações de treino.

AVALIAÇÃO

Os juízes procuram o barista fiamma que

>> Tem um domínio de aptidões técnicas, habilidade, competências de comunicação e competências de serviço e é apaixonado pela profissão de barista

>> Tem um amplo conhecimento do café, da sua preparação e da relação com o equipamento

 

>> Prepara e serve bebidas de alta qualidade, aproximando-se o mais possível do espresso perfeito, e que pode servir como modelo e uma fonte de inspiração para outros profissionais.

 

Para ver um excerto do regulamento do BARISTA OPEN com informações mais detalhadas sobre áreas de avaliação, clique aqui

 

Organização

LOGO FIAMMA + SLOGAN.jpg

Patrocinadores:

Logo CV grey.png